17/06/2015

Como Criar Um Blog De Sucesso Sem Cometer Estes 6 Erros!

como criar um blog de sucesso sem cometer estes 6 erros
Eu tenho notado que muitas pessoas que não sabem como criar um blog de sucesso, fazem isso porque cometem sempre os mesmos erros.

Com isso, eu não quero dizer que os "Top Bloggers" trabalham com perfeição, sem cometer nenhum erro.

Errar é humano, e ninguém que esteja escrevendo um blog, está livre de cometê-los.

Porém, tem alguns erros que são mais comuns nos blogs que estão recebendo poucas visitas, do que nos blogs que caem facilmente no gosto do grande público.

Eu não costumo ver estas falhas sendo cometidas pelos blogs mais acessados, que recebem milhares ou até milhões de visitas todos os meses.

Portanto, se você quer saber como criar um blog de sucesso, conheça os 6 principais erros que você deve evitar:

Erro #1: Não saber se deve começar o blog numa hospedagem paga ou gratuita.

A maioria das pessoas pensa que a melhor maneira de começar um blog é usando um serviço gratuito, como o blogger, por exemplo.

Elas pensam que, se o blog não der qualquer retorno positivo, então elas não vão perder todo o dinheiro.

Mas tente descobrir se você está pensando desta forma por causa de uma mentalidade de escassez.

Claro que você pode começar criando um blog gratuito, especialmente se estiver com pouco dinheiro disponível, e depois poderá importar todo o conteúdo para uma plataforma paga no futuro.

Eu mesmo tenho blogs pagos na plataforma Wordpress, e também tenho blogs gratuitos, principalmente na plataforma blogger.

Algumas vezes, o número de visitantes do blogger e o posicionamento dele nos buscadores, chega a me surpreender, superando o wordpress em diversas palavras-chave.

Para muitas pessoas, isso pode parecer algo praticamente impossível, principalmente considerando os diversos plugins e recursos que o Wordpress disponibiliza para superar o blogger com uma certa facilidade.

Mas também temos que considerar outros fatores, como a maneira como o blog está sendo atualizado, a idade do blog, como os posts estão sendo otimizados, o nicho de mercado, a estrutura interna, os backlinks, além de vários outros fatores.

Portanto, na minha opinião, você pode sim começar com uma plataforma gratuita para criar o seu primeiro blog.

Mas lembre-se de uma regra básica que eu vou mencionar agora.

Se o seu nicho de mercado for composto principalmente por blogueiros que utilizam blogs profissionais hospedados na plataforma wordpress, então dificilmente você vai conseguir se igualar a eles, ou até mesmo superá-los usando um blog gratuito.

Então, se for este o caso, prefira começar com um blog wordpress, com domínio próprio, e um bom serviço de hospedagem.

Não cometa o erro de nadar num mar repleto de tubarões ferozes, sem estar acompanhado por um bom guia, e sem ter um equipamento apropriado.

Erro #2: Não escolher um bom nicho de mercado.

Um nicho, é uma parte específica do público que vai consumir o produto ou serviço oferecido no seu blog.

Claro que, se você está lendo um texto sobre como criar um blog de sucesso, então também já deve ter tomado a decisão sobre como ganhar dinheiro com blog, não é mesmo?

Qualquer pessoa que toma a iniciativa de criar um blog, no fundo, acaba tendo um determinado objetivo, que na maioria das vezes é financeiro.


  • Pode ser que você tenha criado o blog para divulgar produtos e serviços como afiliado,
  • pode ser que esteja planejando obter uma renda com o Google Adsense, ou com qualquer outra forma de ganhos vinda das redes de anunciantes,
  • ou pode ser que você esteja pretendendo usar o blog para atingir qualquer outro objetivo.


Mas sempre tem que ter um objetivo por trás de um blog, e a maioria das pessoas utilizam um blog para ganhar dinheiro.

Porém, nesse ponto nós temos um outro problema.

Se você não conseguir gerar muito tráfego, não vai conseguir alcançar o seu objetivo, qualquer que seja ele.

E para obter bastante tráfego de visitantes, você precisa tomar uma boa decisão sobre qual será o assunto principal do seu blog.

Você pode até escrever sobre o que você mais gosta.

Mas se não houver um público-alvo formado por pessoas que gostam de ler sobre o assunto, você não terá sucesso com o seu blog.

Portanto, você precisa usar o Google e os outros buscadores para encontrar as palavras-chave e os tópicos sobre os assuntos que muitas pessoas estão procurando.

Quando encontrar um assunto sobre o qual você gostaria de escrever, e ao mesmo tempo houver bastante procura por ele, então você encontrou um excelente nicho de mercado.

Erro #3: Como criar um blog de sucesso quando não se sabe qual é o melhor intervalo para escrever novos posts?

Quando devo escrever?
A maioria dos novos blogueiros não sabe se é melhor publicar diversos posts por dia, ou se seria mais apropriado atualizar o blog apenas uma vez por semana.

Cada tipo de blog necessita de um ritmo de atualização diferente.

Se você tem um blog com notícias atualizadas, diversão, pouco texto intercalado com muitos vídeos (os vídeo blogs, também conhecidos como VLOGS), e outros tipos semelhantes, então no mínimo, um novo post por dia seria o ideal.

Em alguns casos, muitas atualizações por dia costumam gerar excelentes resultados.

Nesse tipo de blog, a atualização diária mantém as notícias frescas, e isso se torna bastante atraente para os leitores.

Claro que gerar novos conteúdos atualizados, também ajuda esse tipo de blog a ficar mais bem posicionado nos motores de busca.

Porém, em outros tipos de blog cuja quantidade de texto é muito grande, ou que tenham o objetivo de gerar negócios, como a venda online de produtos de afiliados, ou o cadastro de prospectos para uma lista de e-mail, por exemplo, um excesso de atualizações costuma não contribuir positivamente para um aumento no tráfego.

Nesse caso, o que vale mais é uma boa distribuição dos temas, categorias, palavras-chave, além de links internos e externos.

Tudo isso pesa muito mais no sucesso de um blog, do que simplesmente a frequência de atualização.

Isso explica porque algumas pessoas atualizam o blog constantemente, mas mesmo assim o tráfego continua caindo.

Se não houver um bom planejamento, e uma boa estruturação do conteúdo, não adianta escrever todos os dias.

Erro #4: Não acompanhar as estatísticas do seu blog.

Muitas pessoas escrevem páginas e posts muito bem feitos, mas não tem a menor ideia se esse trabalho está gerando bons resultados ou não.

Por isso, é muito importante saber se o seu blog está tendo tráfego qualificado.

Um erro que muitas pessoas cometem, é acompanhar o crescimento do número de visitantes do blog usando critérios errados, como o número de comentários, ou outros dados que podem gerar falsos diagnósticos de tráfego.

Não pense que o seu blog não está crescendo, só porque ninguém está deixando comentários.

Muitos visitantes não comentam os seus artigos, mas mesmo assim podem acabar voltando sempre para ler o conteúdo novo que você publica regularmente.

Um bom rastreamento do seu blog não gera despesa, e nem é complicado.

Basta acompanhar as suas estatísticas usando os dados fornecidos pelo Google Analytics, que é um serviço totalmente gratuito.

Futuramente, se precisar de uma análise de tráfego mais avançada, você poderá se inscrever em um serviço como o Majestic SEO, ou qualquer um dos seus inúmeros concorrentes.

Erro #5: Não cuidar da estrutura do seu blog.

Um erro que causa um prejuízo enorme para a maioria dos blogueiros é a falta de uma boa estrutura para os seus blogs.

Como eu já mencionei anteriormente, independentemente da quantidade de posts e páginas que você estiver publicando, pode ser que o aumento do tráfego não esteja correspondendo a tanto trabalho.

Se for o caso, observe como os leitores estão interagindo com o seu blog, e quais palavras-chave estão sendo utilizadas para eles localizarem os seus artigos.

Em seguida, concentre o seu conteúdo em torno dessas palavras-chave sempre que for possível.

Procure incorporar essas palavras-chave nos seus títulos, sub-títulos, links internos e no corpo dos artigos.

Com o aumento da densidade dessas keywords, você também notará um grande aumento no tráfego orgânico vindo dos buscadores com o passar do tempo.

Erro #6: Para criar um blog de sucesso, evite conteúdo duplicado.

Muitos blogueiros, por não terem experiência no assunto, ou por pura falta de inspiração, cometem o grave erro de copiar conteúdo de outros blogs e sites.

A verdade é que, quase nenhum conteúdo que existe hoje na internet é totalmente exclusivo e inédito.

É bem provável que o conteúdo fresco que você acabou de publicar já esteja disponível em algum outro lugar.

Mas uma ótima ideia, é manter o seu conteúdo o mais original e exclusivo quanto for possível.

Se alguém quiser encontrar um texto parecido com o seu, ele deve estar fragmentado em várias partes diferentes na internet.

Talvez o leitor precise pesquisar em inúmeros locais diferentes, se quiser encontrar o mesmo conteúdo que você acabou de publicar.

Quanto mais diferente o seu texto for dos demais, e mais original for o seu conteúdo, maior será a chance de você ser valorizado pelos leitores e pelos buscadores.

Tanto o leitor quanto os mecanismos de busca sabem quando você simplesmente costuma copiar tudo de um outro site.

Se fizer isso, vai ser difícil o seu artigo ser indexado pelos buscadores. E mesmo se ele for indexado, é bem provável que fique classificado nas últimas posições.

Por outro lado, se você conseguir publicar algo totalmente original, sem nenhuma chance do leitor encontrar o mesmo conteúdo em outro site ou blog, então você sentirá os benefícios.

Os Spiders, ou seja, os robôs que fazem a verificação para os buscadores de tempos em tempos, sabem qual foi o blog que publicou um artigo em primeira mão, e quais são as suas respectivas cópias.

Mesmo que o artigo original seja copiado por outros blogueiros, o Google vai saber quem merece o crédito e quem deve ser penalizado de acordo com os seus mais recentes algoritmos.

Portanto, evite copiar literalmente qualquer artigo de um site ou blog.

Tente captar a ideia principal em vários sites, e depois forme a sua própria opinião, trabalhando para que os seus artigos sejam considerados únicos, re-escrevendo com as suas próprias palavras.

Os problemas que você leu aqui, são alguns dos principais erros encontrados nos blogs que estão recebendo poucas visitas.

Como eu já disse antes, não é comum ver estas mesmas falhas serem cometidas pelos blogueiros de sucesso, que possuem os blogs mais acessados do mundo.

Portanto, se você procurava informações sobre como criar um blog de sucesso, espero ter ajudado com estes 6 principais erros que você deve evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...