16/03/2015

O Que é Um Provedor de Hospedagem e Que Serviços Oferece?

O Que é Um Provedor de Hospedagem e Que Serviços Oferece?
Um provedor de hospedagem é uma empresa que oferece diversos serviços para ajudá-lo a construir e manter o seu site na internet.

Não é fácil decidir qual vai ser a melhor hospedagem para o seu site ou blog.

Porém, se você escolher um bom provedor de hospedagem, ele vai oferecer tudo que você precisa para ter o seu site funcionando sem problemas, seja para você manter um negócio online, ou apenas para fins pessoais.

A maioria deles oferece diversos planos projetados para atender às suas necessidades e o seu orçamento.

Geralmente, os planos gratuitos são mais adequados para sites pessoais e blogs, enquanto as versões pagas são melhores para sites de negócios.

Conheça os 3 tipos mais comuns de serviços que um provedor de hospedagem oferece:

Tipo 1: Hospedagem gratuita:

Você obtém os benefícios mínimos. Mas isso geralmente é mais do que suficiente para alguns sites e a maioria dos blogs pessoais.

No passado, os planos gratuitos nos atormentavam com banners irritantes e com velocidades bastante lentas. Mas muitos sites já oferecem planos grátis sem anúncios e melhores velocidades de carregamento de página.

Eu mesmo já fui usuário do Geocities, que durante um bom tempo funcionou de forma espetacular, sem exibir nenhum tipo de propagandas.

Porém, esta empresa não existe mais.

Caso você esteja apenas desejando criar um pequeno blog pessoal sem maiores pretensões, então não deixe de experimentar o Blogger, que é um serviço totalmente gratuito do Google.

Por outro lado, se você pretende criar um site de negócios, então deve optar por um plano pago para poder usufruir dos serviços de marketing e de e-commerce que um bom provedor de hospedagem oferece.

Nesse caso, existem duas opções que normalmente são oferecidas por todo provedor de hospedagem.

A hospedagem compartilhada e os servidores dedicados.

Tipo 2) Hospedagem Compartilhada:

Uma grande vantagem desse tipo de hospedagem é que eles tendem a ser mais baratos porque você está compartilhando um espaço no servidor com outros proprietários de sites.

A má notícia é que você também acaba tendo que dividir o espaço de armazenamento e as aplicações de software.

Isso retarda a velocidade de conexão e o acesso às páginas. Mas geralmente é suficiente para pequenos sites de comércio eletrônico que estão apenas começando.

Tipo 3) Hospedagem com Servidor Dedicado:

Esse tipo de serviço é oferecido pelo provedor de hospedagem, para que você tenha a opção de manter um servidor com total exclusividade, só para você.

Isso se traduz em mais espaço de armazenamento, mais benefícios e velocidades mais rápidas.

A única desvantagem é que você não está compartilhando o serviço com ninguém, e por isso acaba tendo que pagar por tudo.

No entanto, esta é a melhor escolha para um negócio online de grandes dimensões ou que necessite de muito tráfego.

Serviços básicos oferecidos por um provedor de hospedagem.

Cada provedor de hospedagem oferece diversos planos com preços diferentes para atender praticamente todas as necessidades.

Na hora de escolher um plano de hospedagem, você deve considerar principalmente o valor que está disposto a pagar, a quantidade de espaço e tráfego mensal que você precisa, e os serviços oferecidos dentro de cada plano.

Aqui está uma lista com alguns tipos de serviços que podem ser prestados por um provedor de hospedagem:


  • O espaço em disco, que varia de acordo com o plano.
  • O nome de domínio (seusite.com) ou nome de sub-domínio (loja.seusite.com), e a quantidade desses domínios em cada plano.
  • Um Construtor de Sites, que é um conjunto de ferramentas e modelos para ajudar você a construir e personalizar o seu site.
  • Serviços de marketing e publicidade para que você possa divulgar o seu novo site através de anúncios ou dos motores de busca.
  • Contas de Email para o seu site pessoal ou empresarial.
  • Suporte ao cliente, caso você tenha quaisquer problemas ou dúvidas sobre o seu site.
  • Ferramentas de instalação de aplicativos online para, blogs, galerias de imagens, fóruns, estatísticas, atendimento online, calendários e muito mais.
  • Algumas ferramentas de e-commerce e de venda, tais como lojas virtuais, carrinhos de compras, catálogos, integração com meios de pagamento online e muito mais.


Como quase tudo na vida, um provedor de hospedagem funciona mais ou menos assim: quanto mais você paga, mais benefícios recebe.

Além dos planos gratuitos, você também acaba encontrando alguns planos de hospedagem por menos de R$ 5 por mês.

Claro que se você estiver pensando em criar um site para montar um negócio online, então estes provavelmente não irão atendê-lo.

Mas nesse caso, você precisa ficar de olho na qualidade e pesquisar bem antes de confiar todo o seu projeto nestas empresas.

Na hora de escolher o provedor de hospedagem e o plano, lembre-se que existem empresas para todos os gostos e todas as necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...