08/03/2012

3 Erros de Email Marketing a se Evitar!

Quando estiver promovendo o seu negócio através de email marketing, você precisa aumentar a sua lista de contatos, trabalhando da maneira correta.

Você precisa saber o que pode ser feito e o que deve ser evitado à todo custo, pois isso vai lhe poupar inúmeros aborrecimentos.

Se a sua lista de contatos crescer de maneira errada, você corre o risco de ser considerado como um spammer.

E isso pode prejudicar significativamente a sua reputação, além de afetar a sua taxa de entrega de email.

Por outro lado, se praticar email marketing da maneira certa você verá as suas taxas de entrega aumentarem bastante.

E assim você obtém resultados bem melhores nas suas campanhas de email marketing, atingindo as pessoas que realmente estão interessadas na sua oferta.

Por isso, estes 3 erros precisam ser evitados na sua campanha de email marketing:

1) Não ter permissão para enviar emails.

Ao construir a sua lista de contatos, você deve ter a permissão explícita de cada contato que se cadastra nela, para poder enviar mensagem para eles.

Quando você não tem a permissão dos assinantes, o seu email pode ser rapidamente qualificado como spam.

Um simples formulário de contato, onde o seu assinante se cadastra por conta própria já é considerado como um método válido, também conhecido como opti-in.

Além disso, se de alguma forma o assinante tiver que confirmar que deseja receber seus emails, clicando no link existente em uma mensagem de confirmação por exemplo, é melhor ainda e chamamos de duplo opti-in.

Com uma permissão explícita do usuário, por meio de um método opti-in, ou de preferência um duplo opti-in, você se resguarda de qualquer tipo de acusação de SPAM que possa receber no futuro.

2) Registo automático ou co-registro.

O registro ocorre quando você cadastra um assinante na sua lista de contatos automaticamente depois de uma compra ou transação.

Este não é considerado como um método válido de permissão de contatos, principalmente se o cliente estiver comprando de você pela primeira vez.

O co-registro ocorre quando você obtém assinantes válidos pelo método opti-in, porém estes emails são coletados na página de uma outra pessoa ou empresa.

Estes dois métodos podem até parecer aceitáveis sob a alegação de que a permissão está implícita.

Porém, sem a permissão explícita, o seu email ainda pode ser considerado como spam, além de provocarem um aumento nas suas taxas de reclamação.

3) Comprar ou alugar uma lista de contatos.

Em nenhuma hipótese você deve comprar ou alugar uma lista de contatos para usar na sua campanha de email marketing.

Esta é uma boa razão para atrair um grande número de queixas, inclusão em listas negras e queda da sua reputação.

Mesmo que alguns assinantes tenham dado permissão para que o endereço de email deles seja comercializado, a grande maioria não vai gostar nem um pouco de receber mensagens de você.

Aumentar indefinidamente a sua lista de contatos pode ser bastante lucrativo, se você evitar os três erros básicos que acabou de ler.

Mas também existem dois segredos do email marketing que você pode usar aumentar rapidamente a sua lista de contatos:

1) Crie muitas oportunidades em diversos locais diferentes, onde uma grande quantidade de clientes possa se inscrever na sua lista.

2) Em segundo lugar, ofereça grande valor a quem acabou de se inscrever na sua campanha de email marketing.

Como exemplo, você pode oferecer promoções, descontos, brindes, ebooks, cursos ou qualquer coisa útil, que seus assinantes estejam anciosos por receber.

Pense sobre o motivo pelo qual eles se inscreveram na sua campanha de email marketing, e depois entregue benefícios que estejam fortemente relacionados com a sua promessa.

2 comentários:

  1. Olá Ronald, tudo bem? Suas dicas são bem providenciais para quem está começando ou pretende começar um negócio na internet, muitos caem no erro de comprar listas de e-mails, acreditam que fazendo isso vão ter uma avalanche de contatos, salvo engano. Trabalhar o e-mail marketing é um trabalho que deve ser feito paulatinamente e de maneira inteligente. Parabéns pelo artigo. Sucesso! Forte abraço!

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  2. Olá Sandra Borges,
    Tudo bem?
    Obrigado por estar acompanhando o meu blog e por deixar um comentário tão enriquecedor.
    Parabéns também pela liderança que vem exercendo!
    Sucesso!!!

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