21/07/2010

Como Fazer um Blog Gratuito e Lucrativo!

Apesar de ser muito simples, intuitivo e de ter muita informação disponível, as pessoas continuam sempre me perguntando como criar um blog e como ganhar dinheiro com ele.

No artigo 14 Dicas Para Divulgar Seu Blog de Graça eu mostro que existem duas maneiras básicas de se ganhar dinheiro com o seu blog.

Agora, para você criar o seu blog, existem várias opções desde o Blogger, que é um serviço gratuito de excelente qualidade oferecido pelo Google, até opções como o Wordpress, que é utilizado principalmente na sua versão paga e tem uma aparência profissional.

Para quem está começando, é mais simples criar um blog usando o serviço do Blogger. Então, aqui vai um roteiro para mostrar como é fácil e rápido você ter um blog gratuito. E no final eu revelo onde você obtém informações para transformar o seu blog numa excelente fonte de renda.

1) Primeiro Passo.

Você precisa se cadastrar para ter uma conta no google, que vai permitir que você utilize qualquer um dos vários serviços gratuitos do Google, como por exemplo:

  • Gmail.
  • Blogger.
  • YouTube.
  • E Muitos outros.

Se você já tem uma conta no Gmail por exemplo, então pode usar o mesmo nome de usuário (e-mail) e a mesma senha para acessar o Blogger e criar o seu blog grátis.

Clique Aqui e acesse o site do Blogger para começar:


Se ainda não tem, então Clique Aqui e faça já o seu cadastro grátis preenchendo o seguinte formulário:



Antes de preencher o formulário, você precisa ter um endereço de email qualquer para confirmar o seu cadastro, receber informações do Google e também para recuperar sua senha, caso algum dia venha esquecê-la. Você pode usar qualquer email para isso, inclusive emails grátis como Ig, Yahoo, etc.

Caso ainda não tenha nenhuma conta de email, então cadastre uma antes de preencher o formulário. Depois que já tiver um endereço de email, então você já pode começar a preencher o formulário.

Agora preencha o formulário da seguinte forma:

  • Digite o endereço de e-mail no primeiro campo e confirme digitando novamente no segundo campo de verificação.
  • Crie uma senha com no mínimo 8 caracteres para você acessar os serviços do Google, principalmente o Blogger.
  • Digite novamente a senha, para confirmar.
  • Em "Nome de tela" escolha o nome que vai aparecer como autor dos "artigos" ou "posts" que você vai publicar. Pode ser até uma abreviação do seu próprio nome.
  • Em "Verificação de palavras", digite exatamente as letras que aparecem na imagem.
  • Se quiser, leia os "Termos de uso" antes de clicar na caixa de texto para aceitar as regras do google.
  • Clique no botão "Continuar".

Se faltou algum campo para preencher ou se tiver cometido algum erro, vão aparecer mensagens explicando exatamente o que está faltando. Neste caso, basta seguir as instruções e tentar novamente.

2) Segundo Passo:



No campo "Título do Blog" crie um titulo para o seu blog. Como exemplo, eu escolhi o título "Blog Lucrativo" para o meu blog. Você deve escolher o seu.

Prefira escolher um título que esteja de acordo com o tema que você vai usar nos seus artigos. Um blog especializado é visto por um público direcionado e tem mais sucesso.

No campo "Endereço do blog" crie o endereço eletrônico que os leitores vão digitar para acessar o seu blog. No meu caso, é http://bloglucrativo.blogspot.com/

No campo "Verificação de palavras" preencha novamente a palavra que aparece.

Clique mais uma vez no botão "Continuar".

3) Terceiro Passo



Agora você deve escolher a aparencia do seu blog. Existem muitas opções de aparência e você pode escolher à vontade. Selecione a aparência desejada e clique mais uma vez no botão "Continuar".



O seu blog já está pronto e você só precisa clicar no botão "COMEÇAR A USAR O BLOG".

Agora comece a publicar os seus artigos e faça bastante divulgação.

Aqui no Blog Lucrativo você tém inúmeras sugestões sobre como divulgar o seu blog, inclusive gratuitamente.

Além disso, você pode se inscrever gratuitamente no meu curso de Internet Marketing em http://www.segredosdowebmarketing.com/ para descobrir os segredos de como você pode deixar de ter um simples diário virtual, passando a ter um verdadeiro blog lucrativo.

12 comentários:

  1. Muito obrigado isto me ajudou muito!!!
    Tomará que o meu blog seja um sucesso!!!
    Acessem lá: http://dicastro2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Breno Vinícius,
    Tudo bem?
    Que bom que meu artigo ajudou você.
    Para que o seu blog seja um sucesso, continue aprendendo cada vez mais e coloque em prática o que aprender.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! srsrs, estava precisando de um desses, na verdade eu tenho um blog no blog-br.com mas me ajudou muito também este tuto, vlw bj

    ResponderExcluir
  4. Que bom que consegui ajudar você com esse post.
    Obrigado por comentar e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, por gentileza veja se vc pode me ajudar nessa questão. Eu iniciei o blog de acordo com o teu passo a passo, mas na hora de colocar a aparência estava demorando muito e eu acabei fechando para abrir novamente,agora não consigo fazer mais nada pois ele parece estar finalizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari Souza,
      Tudo bem?
      O melhor a fazer é cancelar este blog, antes que continue dando mais problemas.
      Em seguida tente registrar outro blog com o mesmo nome.
      Se não der certo, crie outro blog com um nome parecido.
      Sucesso!!!

      Excluir
  6. Oi Ronald, estou adorando suas dicas, pois estou querendo fazer um blog para vender produtos importados para o Brasil, ja que moro fora. Fiz um no wordpress, mas nao tenho certeza se o nome esta bom. Tenho duas perguntas para voce. 1) qual o melhor para se ter um blog direcionado a vendas, o blogger ou o wordpress? Poderia fazer uma breve explicacaoda diferenca entre os dois, por favor? 2) Tentei me registrar para seu curso gratuito de web marketing, mas deu erro. Quero mt fazer. P.s.: desculpe tantas perguntas, mas quero me preparar p fazer esse site dar certo e futuramente colocar disponibilidade p cartoes de credito.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tudo bem?

    O melhor blog que você pode usar para vender ou divulgar produtos, sem dúvida nenhuma é o Wordpress.

    As diferenças entre os dois, estão bem detalhadas neste post:

    http://bloglucrativo.blogspot.com.br/2010/08/blog-gratuito-x-blog-pago.html

    Se deu erro ao tentar se cadastrar no meu curso de Internet Marketing, tente usar outro email válido.

    Pois este que você está tentando já deve ter sido registrado em outra época, e pode estar sendo rejeitado pelo sistema.

    O link para se registrar no curso é o seguinte:

    http://www.segredosdowebmarketing.com

    Abraços e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. otimas dicas parabens
    é possivel aprender muito com seus artigos
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe,

      Tudo bem?

      Muito obrigado por estar acompanhando os meus posts.

      Abraços e Sucesso!!!

      Excluir
  9. Boa tarde! Será que poderiam me tirar uma dúvida? Eu fiz um blog gratuito: o Blogguer-Blogspot, e ouvi falar que é arriscado, que blog gratuito não é seguro, porque vc pode perdê-lo, algo assim, isso pode ocorrer? se eu tivesse um blog pago, que tipo de benefício extra eu teria? será que vale a pena? e por último, se eu quiser migrar o blogguer gratuito, tornando-o pago, é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hebreu Negro,

      Tudo bem?

      Na verdade, um Blogger (Gratuito) é sempre mais inseguro do que um blog Wordpress com domínio próprio e hospedagem paga.

      Porém, se você cuidar bem do seu blog, e não contrariar nenhuma regra do Google, algum problema dificilmente vai acontecer.

      Eu tenho este blog aqui no Blogger até hoje, e nunca tive nenhum problema.

      Inclusive tenho outros blogs neste serviço gratuito do Google também, sem qualquer problema.

      Se você mantiver o backup completo (importação dos dados) sendo feito regularmente, vai recuperar boa parte do trabalho, caso ocorra algum imprevisto.

      Mas isso não significa que o blogger é totalmente seguro.

      Caso o seu blog tenha uma certa responsabilidade, como um blog empresarial, por exemplo, então o melhor mesmo é decidir pelo Wordpress.

      Mas um backup constante também continua sendo necessário no caso do Wordpress, pois mesmo com hospedagem e domínio pagos, sempre tive muitos aborrecimentos com os outros blogs que tenho nele, mesmo sendo pago.

      Agora, para terminar, vou responder sua última dúvida.

      É perfeitamente possível migrar do blogger para Wordpress.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Boa sorte com o seu blog.

      Abraços e Sucesso!!!

      Excluir

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...