02/11/2008

SEO - OTIMIZAÇÃO DE SITES



SEO ou "Search Engine Optimization" que em português significa "Otimização de Sites para Motores de Busca" é o trabalho que pode ser feito para melhorar a classificação de um site, para que ele possa aparecer nos primeiros resultados da busca por determinada palavra-chave nos motores de busca como o Google, Yahoo ou MSN Search, por exemplo.


Esta otimização é muito importante nos dias de hoje porque cerca de 90% dos internautas visitam somente as três primeiras páginas do Google, por exemplo. E a maioria destes usuários nem chega a passar da primeira página, quando estão procurando algum assunto.





Não existe nenhuma garantia de que o trabalho do profissional de SEO pode obter o resultado desejado. Isso ocorre porque o Google por exemplo, possui mais de 1.500 critérios de pontuação que utiliza para classificação dos sites. Mas com um bom planejamento e empregando sistematicamente algumas técnicas, podemos quase sempre, levar o trabalho de SEO a um resultado satisfatório.





Conheça algumas destas técnicas:





1) Escolha palavras-chave relacionadas com o conteúdo principal das páginas do seu site. Trabalhe poucas palavras de cada vez e passe para outras à medida em que for conseguindo bons resultados.



2) Utilize linguagens simples como HTML e CSS para permitir que os robôs dos buscadores encontrem facilmente as palavras-chave das suas páginas. Procure evitar o uso exagerado de Flash, animações, sons, vídeos e figuas.



3) O conteúdo deve ser de qualidade e deve possuir as palavras-chave distribuídas ao longo do texto.

4) O uso de links internos também ajuda muito. São os links do seu texto que apontam para as próprias páginas do seu site.





4) Use suas palavras-chave no título do site, na URL e nas Meta-Tags sempre que possível.



5) Os links externos ou seja, os links de outros sites que apontam para o seu site, são muito importantes. Eles contam mais pontos ainda, quando vêm de sites com Page Rank elevado, desde que o tema destes sites esteja relacionado com o seu. Se tiver muitos links de outros sites, o seu próprio Page Rank pode aumentar e consequentemente o tráfego também aumenta significativamente.



6) O tráfego do site precisa sempre ser acompanhado de perto para que o profissional de SEO possa saber a origem dos usuários do site, quais as páginas, links, botões de compra são mais acessados, para onde vão os usuários após visitarem o site, quanto tempo permanecem e qual palavra-chave utilizaram para entrar nele. Assim podemos trabalhar na otimização e corrigir possíveis desvios do resultado desejado.





Estes resultados podem ser medidos em sites gratuitos de análise de trafego como o Google Analytics e Ferramentas para Webmasters do Google e o MSN Webmaster Tools da Microsoft, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este post aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...